06 outubro, 2010

O PARQUE IBIRAPUERA ESTARÁ MAIS ESPECIAL NO DIA DAS CRIANÇAS ...

No mês das crianças, o Parque Ibirapuera, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e o Complexo Educacional FMU, oferece atividades e programações especiais para pais e filhos aproveitarem o mês das crianças ao ar livre, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, das 9h às 17h30. No dia 10, será inaugurado o primeiro brinquedo universal de São Paulo próximo à marquise do Parque Ibirapuera. Na ocasião, cerca de 20 monitores da SMPED estarão presentes para orientar as crianças.
O novo playground permite inclusive o acesso de crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, possibilitando a elas a vivência de novos sentidos e experiências. A nova atração, que pode ser definida como um grande circuito colorido de ferro com curvas, intervenções sonoras e visuais, funciona com um instrumento de conexão e aproximação lúdica entre crianças, desafiando os participantes da brincadeira a superar seus limites.
Além de interagir com o 'brinquedão', como foi batizado pelos funcionários do parque, as crianças poderão deixar suas digitais registradas com tinta em um painel ao lado do parquinho, dando seqüência ao projeto Arte no Tapume. Diversas brincadeiras e espetáculos circenses também estarão acontecendo no outro playground do parque, localizado próximo à Praça da Paz, durante os três dias de evento.
No dia 12, Dia das Crianças, o Instituto Metropolitano de Saúde (IMS) do Complexo Educacional FMU, promove uma ação especial de orientação, educação e diversão. Professores e alunos da Instituição estarão distribuídos entre a marquise e os dois parquinhos infantis, para interagir com brincadeiras e atividades lúdicas com as famílias.
Alunos e docentes de Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Educação Física vão coordenar brincadeiras com bola, pula-pula, amarelinha, quebra-cabeça do corpo humano, pintura e desenho, além de contação de histórias e apresentações de teatro. Nas atividades, as crianças terão contato com temas como saúde bucal, aleitamento materno, lavagem das mãos, prevenção de acidentes e ainda vão descobrir como é a atuação dos profissionais da saúde.
Professores e estudantes de Veterinária também participarão da ação, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Guarda Civil Metropolitana, para orientar as famílias e promover brincadeiras sobre a posse responsável de animais de estimação. O público presente ainda poderá interagir em rodas de cantigas, com alunos e docentes de Musicoterapia, que pretendem despertar nas crianças o gosto pelas canções folclóricas e pela música popular brasileira.
Ainda no dia 12, o Canil da Guarda Civil Metropolitana fará duas apresentações, às 11h e às 15h, no próprio Canil da GCM, próximo à Praça da Paz.
O Museu de Arte Moderna (MAM), também preparou uma programação especial para a criançada. A proposta foi desenvolvida pelos educadores Fabiana Naka e Pedro Ivo Argolo, com o intuito de resgatar a cultura de brincar. No dia 12, das 14h30 às 17h30, na marquise do Parque Ibirapuera, estão programadas rodas de cirandas e ritmos cantados, apresentação musical As estrelas do ceu e técnicas do teatro de mesa, com diversos instrumentos musicais. No final do encontro, os participantes realizarão uma oficina prática.
No mesmo dia, às 14h, o Planetário do Ibirapuera vai transmitir uma sessão especial para as crianças: "Uma Aventura pelo Sistema Solar". Informações para a compra de ingressos: 4003-1212.


(fonte: SVMA / Comunicação - Erika Sena)

Nenhum comentário: